sexta-feira, 11 de agosto de 2017

ORLA DE ITAITUBA: ELEMENTOS ARTÍSTICOS, ESTÉTICOS E CULTURAIS.

ORLA DE ITAITUBA: ELEMENTOS ARTÍSTICOS, ESTÉTICOS E CULTURAIS. 

                                                                  Cleudimary Luna Lima
                                                                             Elayne Mendes da Silva
                                                                                      Francinete Barreto Garcia



Segundo Pareyson (1999, p.54), ”[...]  o julgamento estético só e possível através do utilitário, e a utilização não e completa se não vem acompanhada da satisfação estética; em suma, a fruição alcança a sua plenitude apenas na inseparável duplicidade dos aspectos estéticos e econômicos ”[...].
Sob o mesmo ponto de vista a orla de Itaituba/PÁ tem sido palco para vários eventos culturais – econômicos ao longo de sua história, houve um tempo em que a cultura de nossa cidade foi mais valorizada e difundida. Pareyson observa que existe uma arte de evasão, que descuida a expressão e a comunicação para acentuar os meros valores formais.
Sobretudo desde a década de 70 no carnaval a estética das roupas e alegorias das pessoas eram em si trajes carnavalescos de luxo não deixando a desejar pra nenhuma escola de samba que hoje vemos nas grandes cidades.
 Observa-se que tanto as roupas quanto a estética da orla da cidade ainda se modificam de acordo com a ocasião.
 A cidade pepita naquela época era muito pequena, e não tinha grandes proporções, até porque não dispunha de tanta estrutura como ainda hoje não dispõe, mas a visão que se tem é a ideia de que tudo por aqui só retrocede “tudo já foi bem melhor e a agora simplesmente por alguma razão se perdeu ao longo do tempo junto com a essência da nossa tradição”.
Segundo Loureiro (2002, p.30), ”[...] o próprio publico altera seu comportamento diante da nova maneira de receber a obra de arte [...]”. Na cidade pepita a mudança também ocorre na chegada do mês de julho, a amplitude da orla da cidade mais uma vez se modifica em sua estética, recebendo diversas barracas, enfeites e principalmente a atração maior das noites sociais o tradicional parque Santa Cruz, que embeleza com suas luzes e cores as noites de julho.  


                                                                       Parque ano  2012


                                                                         Parque ano 2013

Atualmente observa-se a frieza das almas que vagam de um lado para o outro sem compreenderem ao certo o que fazem ali, dando a plena impressão que a regra é gastar, degustar alguma comida típica em umas das barracas temporárias que lá se estalam nesse período, inaugurar alguma veste da moda do momento e depois, enfim retornar a suas casas anestesiados pelo prazer do lazer estético.
Contudo mais uma vez a paisagem estética da orla alterar-se no mês de setembro “semana da pátria” para receber ornamentações cívicas, arquibancadas, palanque e a atração maior que são as escolas do município de Itaituba, que vem com temáticas inovadoras fazendo performances e ilustram a avenida Getúlio Vargas com seus   trajes característicos da temática do evento.
                                                                                    Ano 2012

De fato a modificação estética orla da cidade de Itaituba vem acontecendo gradativamente no decorrer dos anos, como em cada evento.
  Entretanto lembranças também prevalecem da nossa sonda (fonte de água minerais termais e sulfurosa) que dizem ter sido descoberta por acaso em uma busca frustrada de petróleo. Quantas vezes deleitávamos em sua água morna e terapêutica. Segundo a nossa própria crença água que curava qualquer enfermidade de pele mais que acima de tudo curava nosso tédio sendo opção unanime as margens do nosso rio tapajós. Patrimônio este que foi perdido por pura falta de competência, questões políticas e insensibilidade. 

sonda 1985
sonda 2014


Junto também foi o nosso violeiro (estátua marcante de um homem que com seu violão embelezava as margens do sonda bar - bar tradicional). Estátua essa que provavelmente esvaiu-se e reduziu-se a poeira e pó junto aos entulhos da antiga praça.
  

                                                                           O Violeiro 1985

                                                                       Violeiro 2017  

Na tentativa de repor os inestimáveis ícones históricos outros foram refeitos e ocupam a atual orla. Agora temos uma fonte esteticamente linda, mas vazia de sua alma a “água hipotermal“, temos um violeiro sem cor, sem brilho e sem essência.
Hoje nos parece fazer mais sentido à frase do Hino de Itaituba que nesse sábio trecho expressa a angustia de um futuro que já nos alcançou “Que o progresso, porém não destrua teus valores que tem tradição, quando os prédios e encobrem a lua, cresce o povo, mas sem coração”.
Ah !!! Falando em lua, quanta tranquilidade nos dá quando passeamos por toda extensão da orla e contemplamos a lua e seu reflexo sobre o rio tapajós, quando admiramos sentadinhos no banco da praça da histórica Igreja Matriz de Sant’Ana, quando vagamos em nossos pensamentos tentando desvendar como seria o interior do antigo e misterioso orfanato com suas paredes graúdas hoje atual casa dos padres/bispo.

E importante ressaltar que a beleza de nossa cidade resplandece com a essência do natal, trazendo mais uma vez um novo aspecto estético para contemplarmos. A orla de nossa cidade pepita se embeleza com os adereços natalinos causando deslumbre aos olhos dos que passeiam e observam admirados os símbolos natalinos iluminados.
                                                                        Ano 2010
                                                                                   Ano 2010

Por fim, o ciclo se fecha com o Réveillon da cidade pepita que e claro não poderia deixar de acontecer em nossa belíssima orla, onde mais uma vez a extensão se modifica com adornos decorativo que se adequando de acordo com o evento. Portanto, a arte pode ser definida pelo menos por três ângulos: a partir de sua relação com a realidade, com o sujeito e com a sociedade.

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